Consumo moderado de café não afeta gestação
Os efeitos do café durante a gravidez é um assunto ainda pouco abordado por pesquisas, mas já há trabalhos que comprovam que o consumo moderado de café por mulheres grávidas não traz riscos aos bebês nem às gestantes.

O mais importante deles é o estudo da Universidade de Aarhus, na Inglaterra, durante o qual foram monitoradas 1.207 gestantes saudáveis que mantinham um consumo de cafeína considerado elevado (mais de três xícaras/dia). Todas tinham menos de 20 semanas de gestação no início do levantamento.

Metade das mulheres ingeriu uma quantidade normal de café durante a gestação e a outra metade consumiu café descafeinado. Foi levado em consideração se elas bebiam outros produtos com cafeína, como chá ou coca-cola, além de idade, peso pré-gestação e hábito de fumar. A duração da gravidez e o peso do bebê ao nascer também foram registrados.

Ao final do monitoramento, constatou-se que não há diferença entre os dois grupos de gestantes nem na duração da gravidez nem no peso dos bebês ao nascer. Os pesquisadores concluíram que diminuir o consumo de café nos estágios mais avançados da gravidez não tem um efeito no peso do bebê ao nascer nem na duração da gestação.

A líder da equipe de pesquisa, Bodil Hammer Bech, ressalvou, no entanto, que em uma análise secundária foi constatado que a cafeína combinada com cigarro pode levar à redução do peso do bebê.